A qualidade é cada vez mais uma das principais preocupações das organizações. Os consumidores de produtos e serviços estão cada vez mais conscientes dos seus direitos, exigentes e dispostos a …
A qualidade é cada vez mais uma das principais preocupações das organizações. Os consumidores de produtos e serviços estão cada vez mais conscientes dos seus direitos, exigentes e dispostos a reclamar em situações em que os produtos ou serviços não correspondem às suas expectativas. Por outro lado a pressão competitiva obriga a "olhar para dentro" e analisar fontes de desperdício e de custos associados a uma deficiente organização.
Entre os modelos de Sistemas de Gestão da Qualidade, destaca-se a norma ISO 9001. Actualmente cerca de 6.000 empresas nacionais encontram-se certificadas segundo a ISO 9001: 2000 e em todo o mundo são mais de 780.000, repartidas por cerca de 161 países.
A ISO 9001 promove a abordagem por processos e a melhoria contínua. É necessário, segundo este referencial normativo, proceder à identificação dos processos existentes na organização e à forma como interagem entre si, determinar os métodos de operação e controlo destes processos, assegurar a disponibilidade de recursos e de informação, necessários para suportar a sua operação, monitorização e medição e implementar as acções necessárias para atingir os objectivos a que a organização se propôs, estabelecendo-se assim o referido processo de melhoria contínua.
Ao decidir-se a avançar para a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade, a organização deve certificar-se que o momento escolhido é o mais adequado, para que as condições para o sucesso do processo estejam reunidas. É necessário o envolvimento de todos os colaboradores da organização e a disponibilidade de meios e recursos (humanos, físicos e materiais). Comece por verificar se possui colaboradores com capacidade e conhecimentos na área da Qualidade ou se é necessário proceder à contratação de uma entidade que preste a adequada assistência técnica, conduzindo o processo e efectuando a transferência de conhecimentos para o seio da organização.
A Gestão da Qualidade nas organizações é uma ferramenta de mudança, apostando em construir um sistema organizacional orientado para o cliente, constituindo-se como uma forma de sistematizar, para melhor gerir a organização, envolvendo todos na procura da melhoria contínua. Além de aumentar a satisfação e a confiança dos clientes, reduzir custos internos, aumentar a produtividade, melhorar a imagem e os processos continuamente, possibilita ainda um mais fácil acesso a novos mercados.
Manuel Moura