Em 2007, o Litoral Fashion aparece renovado em ambição. De um evento socialmente relevante, cujo centro se encontrava na sua realização na Praia da Costa Nova, Ílhavo, foi evoluindo para um importante acontecimento socio-económico da região e suas principais empresas.
Fruto de uma nova dinâmica, este ano foi apresentado um produto mais completo e eficaz no "prolongamento" da capacidade empresarial da região e da sua dimensão social. Com a realização do Litoral Fashion em Aveiro, pela primeira vez, e do já habitual Litoral Fashion na Praia da Costa Nova, Ílhavo, ao glamour da Costa Nova foi adicionado o cariz empresarial do Parque de Exposições da Cidade de Aveiro, e alargado o âmbito do evento a estas duas importantes cidades e à região.
Porque a comunicação de um produto não se esgota em dois eventos, junto com o crescente impacto da Revista Litoral Magazine, que número a número vem consolidando o cariz empresarial desta "revista social", este ano, também pela primeira vez, vai ser exposta a "Litoral Home, a Casa Oficial do Litoral Fashion" onde, na Praia da Barra e durante 6 meses, as competências, os produtos e as tecnologias de conceituadas empresas patrocinadoras do produto "Litoral Fashion" estarão visíveis para a comunidade de cidadãos e clientes da região. E assim, partindo do "Litoral Fashion" do passado, temos hoje um produto que é cada vez mais uma marca do Litoral.
Numa economia onde os consumidores são sujeitos a uma imensidão de mensagens publicitárias e promocionais, é cada vez mais importante a diferenciação das estratégicas de marketing e comunicação por parte das organizações. Os clientes já não querem apenas conhecer as empresas e os seus produtos, mas "exigem" viver experiências por estas proporcionadas. Experiências cuja elaboração reflectem a crescente complexidade da vida actual. Assim, este "Litoral Fashion" apresenta-se cada vez mais como um relevante parceiro da estratégia de desenvolvimento de produto, e sua validação junto do mercado consumidor, das empresas que nele apostam, empresas lideres de uma região cuja competência científica e empresarial a qualifica para o "jogo" da globalização.
Agentes com crescente poder de decisão, todos nós, consumidores, desejamos cada vez maior envolvimento com as organizações e marcas com que nos identificamos, ou que connosco se querem identificar. Ao mesmo tempo que o processo de globalização se aprofunda, tornando as marcas mais globais, desenvolve-se em nós a necessidade de maior diferenciação e aproximação, em função dos nossos diversos interesses, sejam eles profissionais, socio-culturais ou de lazer.
Este produto, ancorado no "Litoral Fashion", vem trilhando o seu caminho, constituindo hoje uma forte referência regional, cada vez mais conhecida a nível nacional, alicerçado numa parceria com as forças sociais e empresariais da região. Todas as organizações que ao longo destes anos se vêm associando, e participando no seu desenvolvimento, estão de forma consistente a aproximar-se dos seus clientes e consumidores em geral, partilhando com estes experiências positivas e enriquecedoras que as valorizam, e valorizam a região.
A Gestluz Consultores vem colaborando com o INvisual, entidade organizadora do evento, apoiando-a no posicionamento do produto "Litoral Fashion", com os seus conhecimentos e competências ao nível de estratégia, marketing e comunicação. E assim continuará a fazer, numa óptica de parceria mutuamente vantajosa, contribuindo para a melhoria contínua do produto, hoje constituído pelo "Litoral Fashion na Praia da Costa Nova e em Aveiro", pelo "Litoral Magazine" e pelo "Litoral Home", e contribuindo também para a promoção da região e suas principais instituições e empresas.
É também pela força de relevantes projectos regionais que se vai trilhando o caminho inevitável da regionalização, num país que um dia se deseja governado pelas forças democraticamente eleitas a nível local, regional e nacional, em que a cada cidade e região corresponda os frutos da sua competência e da sua capacidade de criação de riqueza, e não as esmolas distribuídas pelas "mentes superiores" que habitam a sua capital.
As cidades de Aveiro e Ílhavo fazem parte de uma região e de um eixo "Braga-Porto-Aveiro-Coimbra", onde encontra uma fortíssima rede de competências universitária, cientifica e empresarial que as regiões Norte e Centro não podem de forma alguma desperdiçar, e que o país não se pode dar ao luxo de ignorar. Só com regiões fortes e competitivas a nível nacional e internacional é possível ambicionar um país competitivo e coeso, onde a qualidade de vida possa ser uma realidade para a maioria dos seus cidadãos, e não apenas para alguns.
Só com competência e trabalho é possível a valorização pessoal e profissional, e só assim se valorizam produtos, empresas e instituições. Ao fazê-lo, seguramente se valoriza a região e o país.
Ricardo Luz