O Programa Formação PME, dinamizado pela ACIA, com o apoio da GESTLUZ e da NJ - Consultores, em Ansião e concelhos limítrofes, resulta de uma parceria entre a AEP e a ACIA e da crença que a …
O Programa Formação PME, dinamizado pela ACIA, com o apoio da GESTLUZ e da NJ - Consultores, em Ansião e concelhos limítrofes, resulta de uma parceria entre a AEP e a ACIA e da crença que a competitividade resulta da capacidade das empresas em criarem valor para os seus mercados. Pretende assim, o Formação PME, contribuir para que as PME da região baseiem o seu modelo competitivo em factores diferenciadores como a marca, a inovação, a I&D, o acesso aos canais de distribuição, a participação em redes de cooperação, entre outros.
Esta intervenção sobre as empresas e seus colaboradores, através do desenvolvimento das suas competências é fundamental, numa altura em que um dos maiores desafios que se nos apresenta como país é o do aumento da nossa produtividade. Não da produtividade como medida da quantidade de produto obtido, mas como reflexo do valor acrescentado, onde o importante não é o nº de unidades produzidas, mas a diferença entre o valor das unidades vendidas e o custo para as obter.
Porque se acredita que a relação entre empresários e seus colaboradores tem que ser cada vez mais de parceria, porque se acredita que só desenvolvendo as competências de ambos e alinhando-as com as competências requeridas pelas empresas se pode ser competitivo no longo prazo, associações, consultores, empresários e seus colaboradores vêm realizando, em parceria, um trabalho em prol do desenvolvimento das organizações.
Apesar de as PME´s portuguesas viverem hoje tempos difíceis, consequência da globalização e crescente competitividade nos seus mercados, da sua pequena dimensão e escassez de recursos humanos qualificados, não podemos baixar os braços, vencidos pela fatalidade de que Portugal tem que ser o país "do têxtil, do calçado ou do mobiliário sem marcas e do turismo sem operadores". Temos, isso sim que encarar o futuro com o optimismo dos que acreditam no seu valor e no valor das suas empresas. Se formos muitos a acreditar, então, talvez também Portugal tenha um futuro do qual se orgulhe.
Ricardo Luz
Director Geral
GESTLUZ - Consultores de Gestão
rluz@gestluz.pt