P: Como empresário tenho ouvido falar em formação-acção. O que é e quais as vantagens para a minha empresa?
R: A Formação-Acção é uma modalidade de formação orientada para a estratégia e objectivos das organizações, incentivando não só o envolvimento dos formandos como da entidade que a promove. Trata-se de uma metodologia dinâmica que responde a necessidades específicas de cada entidade, estruturando-se sob um modelo flexível e potenciando a melhoria contínua.
As principais vantagens de um projecto de Formação-Acção são as seguintes:
- o projecto é desenhado à medida de cada empresa/instituição e adaptado às suas necessidades objectivas;
- contribui para a melhoria das competências dos colaboradores e consequentemente do seu desempenho;
- permite a obtenção de resultados concretos;
- concorre para a optimização dos processos;
- actua como processo de reflexão estratégica;
- promove a motivação e envolvimento dos colaboradores;
- o projecto realiza-se nas instalações da organização, permitindo uma ligação próxima entre o contexto de trabalho e o da formação.
Um projecto deste tipo desenvolve-se ao longo das seguintes fases:
- Diagnóstico estratégico: Caracterização da organização e do sector de actividade, com identificação dos objectivos de melhoria;
- Plano de Acção: Definição das acções de consultoria formativa e da formação específica que concorrem para os objectivos propostos;
- Implementação do Plano de Acção: Execução do Plano anteriormente definido, tendo em conta o respectivo cronograma assim como os resultados/indicadores que se prevêem alcançar;
- Avaliação Final: Análise de todo o projecto e resultados obtidos.
O sucesso desta metodologia está dependente do envolvimento da gestão de topo e também dos colaboradores da organização, de forma que todos façam parte de um projecto comum e que contribuam para o alcance dos objectivos inicialmente traçados, favorecendo assim o desempenho global da mesma.
Uma das características desde modelo de formação é que estas acções são desenvolvidas quer em ambiente empresarial/local de trabalho, através de um trabalho conjunto de implementação directamente com os colaboradores envolvidos (consultoria formativa), quer em ambiente de formação em sala. Desta forma as entidades usufruem não só da componente teórica como da implementação prática das aprendizagens (acção).
Num projecto de Formação-Acção, a formação é encarada como um investimento que deve ter um retorno, efectuando-se a identificação do mesmo, através da aplicação de um processo de avaliação que permite a medição objectiva, quer da evolução das competências quer do seu contributo para adicionar valor ao funcionamento integral da empresa/instituição.
Este mecanismo assume-se como fundamental para a identificação da eficiência e eficácia da formação, tornando-a um elemento imprescindível para a manutenção ou incremento da competitividade empresarial ou organizacional, dado o seu contributo para a qualidade dos processos, serviços e ou produtos desenvolvidos.