A inovação constitui-se como resposta à mudança e como factor essencial para a competitividade das organizações. A inovação surge associada à capacidade empreendedora e ao desenvolvimento …
A inovação constitui-se como resposta à mudança e como factor essencial para a competitividade das organizações. A inovação surge associada à capacidade empreendedora e ao desenvolvimento económico, produtividade e desempenho organizacional. Assim, e face ao actual contexto económico e social, torna-se imperativo renovar e reinventar produtos, serviços e processos, de forma a termos organizações competitivas e adaptadas às alterações de mercado e tecnológicas.
A NP 4457 - Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI) surge como um referencial normativo para a implementação de Sistemas de Gestão da IDI, em organizações que pretendam certificar os seus processos de inovação ou que pretendam estruturar um modelo que gere inovação de uma forma sistemática, criando condições para que esta aconteça.
Inovar implica gerir as interfaces tecnológicas, de mercado e organizacional, assegurando a circulação e a transferência de conhecimento entre a organização e o seu ambiente, incluindo-se clientes, fornecedores, consultores, parceiros, distribuidores, clientes e concorrentes, universidades e associações sectoriais.
Devem ser estabelecidos mecanismos para a captação, análise e pré-selecção de ideias com vista a avaliar quais as que se podem constituir como oportunidades de inovação. A inovação aplica-se a uma nova ou significativamente melhorada solução para a empresa, podendo ocorrer em relação a um novo produto, processo, método organizacional ou de marketing, com o objectivo de reforçar a sua posição competitiva, aumentar o desempenho, ou o conhecimento.
Um Sistema de Gestão da IDI tem por objectivo melhorar a competitividade da organização, articulando-se com outros Sistemas de Gestão já implementados na organização (por exemplo sistemas ISO 9001), assegurando-se o lançamento de novos ou significativamente melhorados produtos ou serviços, métodos de trabalho ou organizacionais e melhorias ao nível do design do produto, embalagem, distribuição e promoção.
Inovar é procurar formas diferentes de enfrentar desafios!
Manuel Moura
Director
Gestluz Consultores