No enquadramento do Aviso N.º 01/C05-i01/2021-Convite à Manifestação de Interesse para Desenvolvimento de Projetos no âmbito das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial do Plano de Recuperação e Resiliência (Finaciado pelo NextGenerationEU) , a Gestluz Consultores apoiou a elaboração da candidatura da inovHABITAT – Agenda de Inovação para um Habitat Sustentável e Resiliente, a qual foi pré-qualificada para a fase seguinte. De realçar que das 144 manifestações de interesse a concurso, apenas 64 foram pré-qualificadas e a sua apresentação pública decorreu no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões nos dias 2 e 3 de dezembro de 2021 e pôde ser acompanhada online através das redes sociais do Governo.
No enquadramento do
Aviso N.º 01/C05-i01/2021-Convite à Manifestação de Interesse para Desenvolvimento de Projetos no âmbito das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial do Plano de Recuperação e Resiliência (Finaciado pelo NextGenerationEU) , a Gestluz Consultores apoiou a elaboração da candidatura da inovHABITAT – Agenda de Inovação para um Habitat Sustentável e Resiliente, a qual foi pré-qualificada para a fase seguinte. De realçar que das 144 manifestações de interesse a concurso, apenas 64 foram pré-qualificadas e a sua apresentação pública decorreu no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões nos dias 2 e 3 de dezembro de 2021 e pôde ser acompanhada online através das redes sociais do Governo.
A Agenda “inovHABITAT” é um projeto colaborativo que visa contribuir para mudar a forma como construímos os nossos edifícios, infraestruturas e cidades - o nosso HABITAT). Engloba projetos de investimento promovidos por empresas de diversos sectores, em articulação com instituições de I&I e outras entidades, para a transferência de I&D e a sua transformação em novos bens e serviços na criação de uma cadeia de valor do Habitat mais competitiva e sustentável, contribuindo para a dupla transição digital e climática e para o cumprimento das metas nacionais já definidas, bem como para Portugal atingir os objetivos estratégicos até 2030 com que se comprometeu.
Promove ainda a formação especializada, inovação e adoção de novas tecnologias, a eficiência de recursos e os princípios da economia circular e da digitalização, para criar um Habitat mais resiliente e sustentável.
Para um maior impacto da Agenda e criação de efeitos de arrastamento em toda a cadeia de valor do Habitat, os projetos são desenvolvidos por um consórcio com empresas produtoras de produtos, soluções e serviços e outras que são tomadores da tecnologia que os vão colocar no mercado (end-users).
O consórcio conta com 40 entidades:
- 27 Empresas: TMAD-Soluções em Madeira e Derivados, L.da; Sonae Arauco; Movecho SA; ARM - Construções Metalomecânicas, Unip. Lda; Rebelo AG; Luisa Pacheco Marques Arquitecta Unip. Lda; SOFALCA Lda; DNCL Lda (CasaDIFF); Sunaitec; Meterboost Lda.; Ecodepur Lda; Vicaima; Toscca; Constalica SA; Artnovion Lda; Lightenjin II – Indústria de Iluminação Lda; ItzWood, Soluções Tecnológicas Lda; Ecogres (Grestel S.A.); Mota Mineral Lda; Vista Alegre Atlantis; Saint-Gobain Portugal; The Navigator Company; Indra III; Pedrosa e Irmãos; LusoFinsa; TISEM Lda; ESRI Portugal
- 10 ENESII: LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil; SerQ - Centro de Inovação e Competências da Floresta; Instituto Politécnico de Viseu; TECMINHO - Associação Universidade Empresa para o Desenvolvimento; IPN – Instituto Pedro Nunes; Universidade de Coimbra; Universidade de Aveiro 35 ITECONS - Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade; CTCV - Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro; CeNTI - Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes
- 2 Associações: ARCP - Associação Rede de Competência em Polímeros e AIDA/CCI – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro
- 1 Entidade Gestora de Cluster: Associação Plataforma Construção Sustentável (Cluster Habitat Sustentável)