Melhores práticas e estratégias
O Guião “Melhores práticas e estratégias empresariais para abordagem dos mercados da CPLP” tem como desiderato o estabelecimento de orientações para reforçar as ligações económicas entre os países do espaço lusófono, ou seja, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Foi desenvolvido no Âmbito do projecto “Internacionalizar em Português”.
O desenvolvimento deste trabalho, se bem que inicialmente com foco direccionado para uma lógica de incremento dos processos de internacionalização das empresas portuguesas, cedo se concluiu pela mais valia do estabelecimento de relações de reciprocidade, reconhecendo-se a necessidade de alteração de paradigma. Por outras palavras, procedeu-se a uma mudança do mote assente na realização de negócios “de…para”, para uma lógica de “entre”, decorrente da percepção clara das oportunidades que esta nova perspectiva encerra.
O Guião “Melhores práticas e estratégias empresariais para abordagem dos mercados da CPLP” tem como desiderato o estabelecimento de orientações para reforçar as ligações económicas entre os países do espaço lusófono, ou seja, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Foi desenvolvido no Âmbito do projecto “Internacionalizar em Português”.
O desenvolvimento deste trabalho, se bem que inicialmente com foco direccionado para uma lógica de incremento dos processos de internacionalização das empresas portuguesas, cedo se concluiu pela mais valia do estabelecimento de relações de reciprocidade, reconhecendo-se a necessidade de alteração de paradigma. Por outras palavras, procedeu-se a uma mudança do mote assente na realização de negócios “de…para”, para uma lógica de “entre”, decorrente da percepção clara das oportunidades que esta nova perspectiva encerra.
O mercado dos países da CPLP e dos “blocos económicos” que estes integram, pela sua dimensão e características, constituem uma prioridade que importou explorar. A proximidade existente entre os países de língua portuguesa a diversos níveis constitui-se como um factor primordial para o estabelecimento de relações de sinergias capazes de promover as relações comerciais e a realização de negócios e elevá-las para um novo patamar, dado o potencial que apresenta.
O presente Guião contextualiza a necessidade do aprofundamento de relações económicas, dando conta da génese e desenvolvimento da CPLP, bem como do surgimento da Confederação Empresarial (CE-CPLP), enquanto entidade específica e orientada para o desenvolvimento económico, da cooperação do tecido empresarial e da promoção do investimento no espaço da lusofonia.
Para a identificação das melhores práticas e estratégias empresariais para abordagem dos mercados da CPLP, procedeu-se à apresentação das diversas modalidades existentes, no que concerne aos modos de entrada nos mercados de que as empresas dispõem, sendo que as opções existentes possuem graus de exigências e complexidade diferentes, assim como distintas vantagens e desvantagens.
PROJETO
Guião – Melhores Práticas e Estratégias Empresariais para abordagem dos mercados da CPLP
VER MAIS