A Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira assume-se como uma das maiores do país, sendo a única representante portuguesa na rede das bibliotecas modelares reconhecidas pela UNESCO. Agora é também a primeira Biblioteca com Certificação da Qualidade, segundo a norma ISO 9001. Esta Certificação surge na sequência da auditoria de concessão realizada pela APCER, e após o trabalho de concepção e implementação do Sistema de Gestão da Qualidade que foi conduzido pela Gestluz Consultores.
Este trabalho iniciou-se com uma candidatura ao Programa FORAL (programa de formação para autarquias locais) e decorreu ao longo de um ano, tendo sido redesenhados os processos internos da Biblioteca e introduzidas metodologias que asseguram que cada processo funciona adequadamente, através de uma gestão orientada por objectivos e focalizada na eficácia dos processos e na melhoria dos resultados.
A Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira assume-se como uma das maiores do país, sendo a única representante portuguesa na rede das bibliotecas modelares reconhecidas pela UNESCO. Agora é também a primeira Biblioteca com Certificação da Qualidade, segundo a norma ISO 9001. Esta Certificação surge na sequência da auditoria de concessão realizada pela APCER, e após o trabalho de concepção e implementação do Sistema de Gestão da Qualidade que foi conduzido pela Gestluz Consultores.
Este trabalho iniciou-se com uma candidatura ao Programa FORAL (programa de formação para autarquias locais) e decorreu ao longo de um ano, tendo sido redesenhados os processos internos da Biblioteca e introduzidas metodologias que asseguram que cada processo funciona adequadamente, através de uma gestão orientada por objectivos e focalizada na eficácia dos processos e na melhoria dos resultados.
Só com o entendimento que se verificou entre a equipa de consultores da Gestluz e a equipa da Biblioteca, foi possível atingir os resultados verificados na auditoria de concessão. De realçar que a auditoria da APCER não detectou qualquer não conformidade tendo realçado que “os graus de conformidade e de implementação revelaram-se elevados, tendo ficado patente um elevado nível de integração do SGQ com a gestão global. . .”
A Certificação da Qualidade constitui mais um passo no sentido da melhoria contínua e na focalização e orientação para os utilizadores da Biblioteca. Os parabéns à equipa da Biblioteca.
Modelo baseado na formação-acção que integrou de forma harmoniosa e complementar diferentes metodologias formativas, designadamente:
- Formação em Sala - Para apropriação da informação de base comum ao grupo de participantes que lhes possibilitou progredir na reflexão e no desenvolvimento dos seus planos de acção.
- Auto-Formação - Aconteceu após a realização da formação em sala e em conjunto com a fase de implementação do plano de acção, para apreensão de conhecimentos inerentes ao processo de formação-acção, por iniciativa individual, com o apoio de formador, contribuindo para o desenvolvimento de novas competências e para o desenvolvimento organizacional, funcionando como ligação teórico-prática.
- Formação Personalizada/Individualizada - Com o apoio de um Formador-Consultor no local de trabalho, este tipo de formação integrou o apoio na elaboração e desenvolvimento de planos de desenvolvimento da Biblioteca e na sua implementação.
- Sessões de Trabalho Conjuntas (workshops) - Para a sensibilização, divulgação e realização de trabalho em grupo, abordando a análise dos processos e a identificação de processos críticos e áreas de melhoria. Intervenção do Formador-Consultor.
- Seminários - Para a apresentação, a reflexão e o debate sobre o projecto e temáticas de gestão por processos e gestão da qualidade.
Estas metodologias formativas foram realizadas de acordo com as diferentes fases do projecto, assegurando o desenvolvimento de competências profissionais que potenciaram o atingir dos objectivos previstos.