O projeto YEP 5.0 - Young Entrepreneurship Program promovido pela AIDA CCI - Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro, foi orientado para os mais jovens e assumiu-se como um projeto estruturante de promoção do espírito empresarial nas regiões Norte e Centro, tendo a sua incidência em 4 fileiras dos domínios de especialização inteligente regionais – Agroindústria, TICE, Materiais e Economia do Mar. Foi apoiado pelo COMPETE 2020/Fundo Social Europeu.
O projeto
YEP 5.0 - Young Entrepreneurship Program promovido pela
AIDA CCI - Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro, foi orientado para os mais jovens e assumiu-se como um projeto estruturante de promoção do espírito empresarial nas regiões Norte e Centro, tendo a sua incidência em 4 fileiras dos domínios de especialização inteligente regionais – Agroindústria, TICE, Materiais e Economia do Mar. Foi apoiado pelo COMPETE 2020/Fundo Social Europeu.
A sessão de encerramento decorreu em 29 de junho nas instalações da AIDA CCI. As muitas atividades desenvolvidas e os resultados obtidos foram apresentados por António Soares da Gestluz Consultores, que referenciou os cerca de 600 jovens envolvidos nas ações de sensibilização e as 29 ideias de negócios rececionadas, das quais 15 foram selecionadas e tiveram apoio de mentoria individualizada. A Gestluz Consultores foi responsável pela organização de sessões de sensibilização em escolas e universidades, lançamento de concurso de ideias, pitch, sessões de capacitação temáticas, visita a empresas e a parques de ciência e tecnologia, bem como mobilizou um conjunto de mentores que apoiou o desenvolvimento das ideias de negócio dos participantes. Foi ainda responsável pela elaboração de 5 White Papers, para uma maior sistematização do conhecimento produzido e a sua ampla disseminação.
Na sessão, Carlos Oliveira, da Leadership Business Consulting, deu conta dos aspetos essenciais da visita dos participantes ao mais reconhecido ecossistema tecnológico e empreendedor do mundo - Silicon Valley (San Francisco – EUA) e Daniel Graça, representante do IAPMEI, abordou os apoios ao empreendedorismo existentes e as perspetivas e condições de acesso a financiamento que serão disponibilizadas no âmbito do Portugal 2030.
Houve ainda oportunidade para assistir ao testemunho de Ana Pais, fundadora da Beesweet, e à apresentação dos projetos vencedores (Horizon47, Toymobi e Petshower) e à respetiva atribuição dos prémios monetários, num total de 5000 euros.