Em representação do Invicta Angels fui, em outubro, (re)eleito Board Member da EBAN, para 2022-24. Tendo tido contacto com a EBAN em 2007, desde 2010 venho estando presente nos seus principais eventos, em especial nos Congressos organizados anualmente em diferentes cidades europeias. Fui, inclusive, “catalisador” e chairman do EBAN Congress PORTO 2016. Encheu-me de alegria contribuir para que o principal evento da EBAN se realizasse na minha cidade, o Porto.
A EBAN é o representante pan-europeu da comunidade de investidores early-stage, reunindo membros de mais de 100 organizações em mais de 50 países. Criada em 1999, representa um sector que se estima investir mais de 10 mil milhões de euros por ano, e desempenha um papel vital no presente e futuro da Europa.
Tendo como missão conduzir com sucesso e responsabilidade o investimento angel na Europa, conecta o ecossistema, compartilha conhecimento e melhores práticas, ajuda a formar e profissionalizar investidores, promove a consciencializa para a importância do investimento nas fases iniciais da vida de um projecto, realiza pesquisas a nível europeu, fomenta e capacita os ecossistemas de investimento, regionais e nacionais, e apoia e promove startups e scaleups.
Tem como associados redes e federações de associações de business angels, incubadoras e aceleradoras, plataformas de equity crowdfunding, venture capital, bancos promocionais e instituições financeiras de desenvolvimento, câmaras de comércio, corporate ventures e outros investidores early-stage.
Desenvolve parcerias com entidades congéneres de todo o mundo, como, entre outras, a ACA, ABAN, AANZ, AAAI, ABrasil, CBAN, GBAN, GSAC, MBAN, NACO e XCALA, e Comissão Europeia DG GROW e DG ECFIN – com quem realiza anualmente o EAIS em Bruxelas, InvestEU Portal, EEN, ESA, EUSPA, Euroquity, Dealroom.co, Dealum 1MillionStartups, 4YFN, AWS, ICEX e Slush.
Venho integrando o Board desde 2014, e enquanto membro da Comissão Executiva, e Financial Institutions Partnerships Committee Chair, promovi a relação da EBAN com diversos bancos promocionais/instituições financeiras de desenvolvimento, para, em conjunto, contribuirem para o desenvolvimento do ecossistema empreendedor europeu. Entre outras iniciativas, com o Euroquity (BPI France) realizamos o Scaleup of the Month, e temos o Hellenic Development Bank como associado activo. Ao longo destes anos integrei várias task forces no seio da EBAN, e participei na criação de um Angel Co-Investment Program num país europeu.
Fui ainda orador, moderador, mentor, membro de júri e participante em eventos, na Europa, China, EAU, India e EUA, entre outros, no EBAN-EuroQuity Scaleup of the Month, Innovation Showcase, Bruxelas; Pitch at the Beach, Oeiras; Galactica project, Matosinhos; Hellenic International BA Summit, Athens; Dubai Airshow-Vista Investor; Startup Capital Summit, Coimbra; Startup World Cup Competition, Croatia; GITEX/Supernova Challenge, Dubai; Artic15, Helsinki; Smart Capital/ScaleUp, Porto; Startup Weekend Açores; GITEX Future Stars, Dubai; Webit.Festival Europe, Sofia; Proptech Challenge CBRE, Portugal; EBAN Congress, Cork, Helsinki, Sofia, Malaga, Porto, Eindhoven, Dublin, Vienna, Moscow, Warsaw, Istanbul e Estoril; EBAN European Angel Investment Summit, Brussels & Winter University, Luxemburg, Munich, Zagreb, Copenhagen, Helsinki, Moscow, Istanbul, Brussels e Sophia-antipolis; WBAIF, Istanbul; Startup India, Goa; Creative Business Cup, Copenhagen; Salón de Cooperantes de Proyectos de Innovación del Eje Cafetero, Manizales por Caldas; Mobile World Congress/4YFN, Barcelona; SLUSH, Helsinki, The EU Connect Investment Club, Cannes; ACA Summit, Washington, Austin; WBAA First Global Conference 2010, Beijing.
São tantos os anos de ligação à EBAN, e um sem fim as iniciativas em que participei, num trajecto que se iniciou com a fundação do Invicta Angels no Porto, e da FNABA, em Portugal, esta junto com o Francisco Banha e o Paulo Andrez, também eles em tempos Board Members da EBAN – o Paulo presidente 2 anos. Juntos partilhamos grande parte de um percurso iniciado em 2005, e contribuímos com o nosso tempo, conhecimento e empenho para o desenvolvimento do investimento early-stage em Portugal e na Europa.
Creio que qualquer um que integre entidades associativas, a nível regional, nacional ou internacional, o faz porque de alguma forma acredita que tal será importante para a sua vida e entidades que representa, mas só nelas se mantem tantos anos se sentir que também contribui para “um bem maior”. A EBAN faz parte da minha vida, nela fiz inúmeras amizades, tantas que seria impossível nomeá-las aqui, com pessoas de tantos países. Neste já longo caminho muito aprendi, e fui percebendo que “no fim do dia” somos apenas pessoas. Pessoas que, com as suas diferenças, qualidades e defeitos, se encontram emanadas de um mesmo espirito de empreendimento, crentes que no final deixarão um pouco de si num mundo que querem melhor.
Nos próximos dois anos continuarei a trabalhar no/com o Board da EBAN, apoiado pela competente equipa de profissinais sedeada em Bruxelas. Serão anos importantes para a Europa e para Portugal, onde espero poder continuar a contribui para o ecossistema de investimento, e para o aprofundar da parceria com o Invicta Angels, associação que se quer representativa dos investidores early-stage do Norte de Portugal.
Nota: Este artigo segue a antiga ortografia por vontade expressa do seu autor.